Bootstrapping:

A ação de alavancar a si mesmo!

Bootstrapping: A ação de alavancar a si mesmo
7 de dezembro de 2017 Yago Matsumoto

Durante a jornada de um empreendedor, seja em um negócio digital ou físico, compreender exatamente sobre o próprio negócio não é uma tarefa tão simples como soa em nossos planos, é importante saber que o inesperado pode agir, portanto estar preparado para as dificuldades da jornada deveria ser uma premissa básica, mas pasmem, infelizmente não é.

 

Bootstrapping: A ação de alavancar a si mesmo.

Começar um negócio digital a partir dessa idéia não demanda investimento, apenas uma nova mentalidade e uma base de marketing para aproveitar os novos moldes de um mundo cada vez mais conectado.

O conceito Bootstrapping

Bootstrap em inglês que é o termo/nome dado a tira de apoio na parte de trás de sapatos e botas para ajudar a calçá-los. O termo no entanto, representa o poder da mentalidade, no qual do foco de começar ou se reerguer com um propósito, é possivel criar um negócio sem investimento externo, usando apenas aquilo que se tem à disposição para começar, mesmo que seja apenas suas botas, nesse caso, a melhor forma de começar uma mudança no panorama é calçando-as e se levantando. O Bootstrapping é uma forma de alavancar a si mesmo que a partir do zero absoluto, mudando apenas o seu mindset.

O conceito está mais em voga, uma vez que passamos por momentos delicados relativos a economia do país. São inúmeras empresas abrindo todos os dias, no entanto poucas sobrevivem justamente porque são tomadas apenas pelo impulso de encontrar uma solução. O conceito Bootstrap está sim inserido a momentos de emergência, mas isso não significa que você vai dar um tiro no escuro, arriscar sem planejamento ou conhecimento algum é como mergulhar na areia movediça. Por esse motivo o Bootstrap está também diretamente relacionado ao mundo digital, pois unindo os conceitos ao internet marketing é possível monetizar o seu conhecimento, ponto de vista, suas experiências e a partir disso ajudar pessoas a superarem dificuldades.

Como a figura do empreendedor que começa o seu negócio na garagem de casa caracteriza bem o conceito, começar um negócio a partir dessa idéia não necessita de um investidor, mas sim de uma nova mentalidade e base de conhecimentos de marketing para que o empreendedor aproveite dos novos moldes de um mundo cada vez mais conectado.

 

 

O Bootstrapping e a mentalidade do empreendedor moderno

Segundo dados do SEBRAE 80% das empresas fecham nos primeiros 5 anos de vida, e as que se sobressaem tendem a durar no máximo por mais 5 anos. A grande maioria desse todo desiste no primeiro obstáculo, já esta inerente ao senso comum da população brasileira, se der certo é sorte! Ao primeiro sinal de insucesso, empreendedores desistem de seus negócios e voltam a buscar a segurança de um suado salário, gerando renda para um patrão, que outrora, mostrou maior desejo e fé na própria capacidade e hoje faz parte de algo muito maior.

O grande segredo esta na mentalidade do empreendedor moderno, no qual é extremamente necessário se desenvolver e ampliar a forma de ver e de fato enxergar. É assumir que não existe uma verdade absoluta e o que hoje é tendência amanhã pode cair no desuso. Não há como negar que entender conceitos básicos do comportamento e mentalidade, aliado a uma estruturada base de princípios de negócios, comunicação e marketing fazem toda a diferença quando diz respeito a propagação de qualquer solução oferecida para compra.

O principal ponto é compreender que os pilares do empreendedorismo moderno que regem seu negócio digital devem estar todos devidamente estruturados, e o pilar que ainda é ignorado por diversos empreendedores é a Internet e a necessidade de sua empresa estar no meio digital. Independente do segmento do novo negócio, quando o empreendedor entende os passos que precisam ser seguidos para que uma idéia se sustente e renda frutos, ele passa a aprender como validar suas ideias de fato e então coloca-las em ação.

Na cartilha de todo o empreendedor uma regra é saber que o mercado é volátil e inúmeros fatores, em momentos específicos, pesam a favor ou contra determinados segmentos, fatores como a bolsa de valores, a economia, a política pública e mesmo relações internacionais. Tudo pode mudar a qualquer momento e isso de fato não importa quando você como empreendedor moderno sabe exatamente o que fazer. Para que sua empresa comece com o maior dos trunfos, é necessário entender as tendências e principalmente a mentalidade correta.

 

Comece rapidamente com o que tiver em mãos!

A auto-sabotagem da mente humana, é claro que por instinto de segurança, constantemente nos blinda de oportunidades excelentes com velhas crenças, que tão ultrapassadas quanto os seus resultados estagnados, só adiam seus planos de tornar os sonhos em realidade.

É natural que você adie seus resultados com desculpas como o endividamento na aquisição de equipamentos caros, ou mesmo por não ter estritamente as condições ideais para começar a executar o seu projeto e se eu puder te dizer a verdade, não existe condição ideal para uma não-ação. Pois ela nunca vai acontecer, você só sabe as condições ideais quando coloca o plano em ação. Plano algum sobrevive ao campo de batalha, e mais frustrante que perder uma batalha é simplesmente abdicar da guerra e nem ao menos tentar, unicamente pela preguiça de se planejar para de fato conquistar algo maior. A falta de fé no próprio instinto é o maior vilão do empreendedorismo.

Dinheiro nenhum vale a sua energia, esforço e motivação

Dinheiro nenhum precifica o valor do seu empenho, engajamento e a sua vontade de fazer mais. Esses fatores não são mensuráveis pois está dentro de cada um o quanto é válido se doar para uma companhia. A única maneira de dormir todos os dias com a tranquilidade de quem dá o seu melhor na sua potência máxima, é quando esse trabalho é empenhado em algo próprio. Só um empreendedor sabe o valor real de sua solução e o que diferencia no protagonismo do mercado em meio a tantas commodities e concorrência, é a forma como nos expressamos e agregamos valor a solução oferecida.

Aproveite o melhor de você mesmo para o seu próprio negócio! Se entregue de corpo e alma e trabalhe duro, teste ideias, aprenda com os erros, acerte na mosca e se veja crescendo a cada dia!

O pontapé inicial para mudar a sua vida só pode ser dado por você, logo, comece com o que tiver em mãos, não exite, apenas aplique, entenda, replique e então triplique. Começar com o suor do nosso esforço pode parecer procrastinação, mas a medida que os resultados começam a rondar seu cotidiano a satisfação já habitará seu inconsciente e o conhecimento adquirido te renderá a confiança que todo empreendedor moderno precisa para obter 100% de si mesmo.

 

Comece pequeno com grande atitude

Para começar o seu projeto não se apegue a detalhes e principalmente não invista todo capital que por ventura esteja à disposição. No ínicio seu crescimento deve ser progressivo, portanto, concentre suas atenções apenas aquilo que é estritamente necessário para alavancar seu negócio. Lembre-se que a sua atitude é que vai determinar o seu crescimento, e então você perceberá que o momento ideal só existe quando se alcança um objetivo traçado, jamais deixe o medo de perder de tirar a vontade de ganhar.

Não esqueça que o que vai definir o seu mapa do tesouro para alcançar os seus objetivos é a sua vontade de entender os desejos e anseios do seu mercado e público, portanto, não confunda o “se apegar a detalhes” acima que pode ser representada por uma estética e um layout impecável para um site, quando no começo o importante não é a atratividade, e sim o estudo do seu segmento. Um design perfeito sem visitação não te fará alavancar, contudo, testes e pesquisas são premissas básicas antes do início de qualquer negócio.

Após lançar algum projeto no mercado, você poderá analisar dados concretos e ainda fazer testes para avaliar os resultados e otimizar suas estratégias. Quando você recebe seus primeiros feedbacks do mercado é o momento de você começar a fazer seus maiores investimentos e caso algo não tenha saido como o previsto, você não se descapitalizou completamente no inicio e pode fazer ajustes ou mesmo definir novos segmentos os estratégias.

 

Se você é um iniciante em marketing digital, precisa de uma renda extra ou enfim, quer sair do sistema padrão de trabalho e poder atuar de casa ou em qualquer lugar do mundo, ganhando mais tempo com a família e menos dor de cabeça com horários, torne-se seu próprio chefe com apenas um computador e uma conexão com a internet. Conheça o treinamento Fórmula Negócio Online, do nosso parceiro Alex Vargas. Um treinamento profissional, com conteúdo rico e abordagem prática e direta. Comece a rentabilizar com o Internet Marketing hoje mesmo! Clique para conhecer o programa com condições especiais.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*