A Segunda Estrela:

Construção de Listas Engajadas

A Segunda Estrela: Construção de Listas Engajadas
12 de dezembro de 2017 Yago Matsumoto

A partir do momento no qual adquirimos a percepção de que o principal erro na estratégia de profissionais e empreendedores é a falta de atenção para o tráfego que seu negócio ou serviço recebe, no entanto, esse erro pode ganhar uma proporção muito maior se vier acompanhado da falta de atenção para retenção desse tráfego. Quer se livrar desse prejuízo, então continue comigo.


 

A Segunda Estrela: Construção de Listas Engajadas (Leads/Prospects)

A percepção de geração de tráfego deve diretamente vir atrelada à segunda estrela ponta na constelação de oportunidades de um negócio de sucesso. Estamos falando é claro da construção de listas engajadas, aquelas que vão te trazer vendas todos os dias, com potencial de crescimento totalmente escalável.

Imagine você investir em tráfego para seu site e simplesmente não capitalizar nenhuma dessas visitas ficando refém de gastos que se tornam cada vez mais altos e menos eficazes?

Seguindo essa linha de raciocínio, você já entendeu que precisa de tráfego para que seu site possa ser visto ou lembrado, e além do exercício diário de criar conteúdo, otimiza-lo paras as buscas orgânicas e até impulsiona-los através do tráfego patrocinado, você precisa estruturar o seu site para receber todo esse tráfego.

Um site quando trabalhado em 100% da sua capacidade pode gerar rendas diárias para sua empresa, mas muito mais importante, ele revela dados específicos sobre todas as visitas que recebe em forma de métricas possibilitando entender o comportamento da sua audiência e até mesmo onde ela clica. No entanto, a segunda grande estrela que você precisa fazer brilhar em toda e qualquer campanha que for seguir é a capacidade de um site ser usado em conjunto com um sistema de email e construção de lista.

Você sabia? Um cliente precisa em média de 5 a 10 contatos com uma oferta, antes de tomar a ação de compra.

A construção de uma lista não é nada complexa de se entender, mas muito poderosa se usada de uma forma profissional e não mecânica, isso porque é através da lista de emails que podemos montar estratégias de automação para funis de relacionamento, engajamento e vendas.

Quais são as possibilidades na construção de listas?

É muito importante salientar que suas listas serão ferramentas poderosíssimas de venda, contudo, assim como na geração de tráfego, sua lista vai promover novos conteúdos, interagir com a audiência, elaborar pesquisas de satisfação, coletar depoimentos para então formar um relacionamento com ela e aquece-la para uma futura venda. Sua lista deve ter como foco principal uma construção de engajamento para que você aprenda sobre sua audiência antes de qualquer investida, assim como qualquer relação. Listo abaixo algumas das possibilidades na construção de listas:

  1. Contatos Gerais 
  2. Listas de Recompensa Digital 
  3. Lista de Seguidores 
  4. Lista de Compradores 

Vale ressaltar que é preciso sempre escalar esse processo agregando a sua lista de emails todos os contatos das listas de baixo engajamento promovendo assim uma convergência entre elas. Os seguidores de suas redes sociais mais relevantes devem também ser chamados para uma ação dentro de suas respectivas plataformas para um aproveitamento completo de todo o tráfego gerado.

Dessa forma você poderia através de uma boa estratégia efetuar boas vendas, no entanto, você perderia inúmeras pessoas que também tem interesse, mas por alguma razão não estavam em seu momento ideal de compra. Você precisa saber que mais importante que sua solução é a transformação que você quer causar no seu público, logo, ele deve sempre ser chamado para uma ação específica, seja através de recompensas digitais ou mesmo com páginas simples de captura.

Dica de Ouro: Apesar dos disparos automáticos via robô, quem recebe o email é uma pessoa. Por isso evite comportamentos rebuscados demais que transpareçam essa automação, elas tendem a ser ignoradas a médio prazo. Só o faça caso sua persona indique a necessidade dessa comunicação.

 

Quanto mais segmentada, maior o poder de conversão

É natural que no inicio de sua construção você precise de muito tráfego, logo, para resultados a curto prazo será sempre recomendado que seja investido em anúncios patrocinados, o montante que pode variar de R$ 10,00 à R$ 10.000,00 e vai depender da sua estratégia de campanha e disposição em caixa, contudo, após realizado, quanto melhor estruturado estiver seu site para captalizar todas essas visitas mais dispensável vai se tornando a necessidade de investimentos de curto prazo.

Parece mágica mas esse processo acontece graças ao esforço que é dedicado na construção de toda a argumentação e segmentação precisa da sua audiência, e com o crescimento das listas, naturalmente se dá o processo de vendas e se constantemente otimizados baseados nos resultados a conversão se torna possível mesmo sem o investimento em novos clientes.

 

Uma fonte autossustentável de tráfego

O poder de uma lista é essencial para que você compreenda a abrangência que um internet marketing estrelar pode causar para o seu negócio, pois com ele você tem o poder de capitalizar 100% das oportunidades surgem quando você investe em compra de tráfego, e a partir disso constrói uma lista para se relacionar e engajar com sua causa.

Quando você constrói uma lista, você destrava o cadeado que te limita ao seu local de trabalho transcendendo as barreiras da comunicação, além de criar sua própria fonte autossustentável de tráfego que vai ter acesso imediato a todo e qualquer conteúdo novo que você quiser tornar publico.

 

Como aproveitar toda a capacidade de uma lista de email?

Para que essa engrenagem esteja sempre em bom funcionamento é preciso que ela seja constantemente trabalhada, e principalmente sempre sendo chamada para uma tomada de ação, mesmo que essa ação seja a leitura do seu novo artigo compartilhando alguma nova dica ou experiência.

Dica de Ouro: Como profissional ou empreendedor, sua lista é sua ferramenta de marketing de massa, mas para sua lead é uma conversa direta, portanto foque sua comunicação em uma única persona. Se relacione constantemente com a sua lista, converse com ela e descubra seus anseios. Transmita toda segurança a cerca de sua solução para converter o máximo possível, considerando sempre como conversão o seu objetivo de campanha.

Para nos aprofundarmos nas questões mais realistas e emergenciais que uma lista de email pode contribuir na escalada dos seus negócios continue sua leitura clicando em A Terceira Estrela: Relacionamento com as Listas e o início da Constelação

 

Se você é um iniciante em marketing digital, precisa de uma renda extra ou enfim, quer sair do sistema padrão de trabalho e poder atuar de casa ou em qualquer lugar do mundo, ganhando mais tempo com a família e menos dor de cabeça com horários, torne-se seu próprio chefe com apenas um computador e uma conexão com a internet. Conheça o treinamento Fórmula Negócio Online, do nosso parceiro Alex Vargas. Um treinamento profissional, com conteúdo rico e abordagem prática e direta. Comece a rentabilizar com o Internet Marketing hoje mesmo! Clique para conhecer o programa com condições especiais.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*