Facebook Ads:

Qual estratégia realmente funciona?

Facebook Ads: Qual estratégia realmente funciona?
1 de dezembro de 2017 Yago Matsumoto

Quando você cria uma campanha, o maior desafio é encontrar a pessoa certa para o seu produto, serviço ou mesmo para a entrega de um ebook. Um conteúdo só é relevante quando ele tem relevância para alguém e para encontrar alguém interessado, assim como em qualquer relação de engajamento é necessário encontrar um conjunto de pessoas interessadas em potencial, para que seja possível definir quais são os comportamentos, desejos e anseios que motivam e despertam o interesse dessa Lead ou Prospect. Só assim você conseguirá conquistar o engajamento desse público pois é a partir do conhecimento sobre sua audiência, que você vai fazer com que ela clique nos seus anúncios e dessa forma você irá conduzir esse potencial cliente a seguir uma relação perpétua com a sua marca.


Qual estratégia funciona?

No facebook existem algumas formas de criar anúncios, entretanto, existe apenas uma estratégia que origina todos as outras adaptações. Aprenda qual a forma correta e os erros que te impedem de alavancar.

 

Quando se está começando no Facebook Ads, muitas variáveis acabam confundindo o que é estratégia e o que é insight de campanha. Existe uma estratégia mestra, também conhecida como “o arroz com feijão bem feito!” que dá norte a todas os outros grandes insights que permitem a otimização de sua estratégia para uma missão de sucesso.

O facebook Ads deixa bem claro em sua própria interface quais são as diretrizes que devem ser seguidas para utilizar a ferramenta com o seu máximo potencial de efetividade. São os pilares que regem uma campanha bem estruturada para a conversão, compostos de “Segmentação: Encontrando a pessoa certa, “Oferta: Despertando o interesse e desejos da audiência” e a “Otimização: Analisando e entendendo os resultados.” São esses os pilares que regem a automação eficaz do algoritmo, e trabalha como o melhor vendedor que você poderia ter em sua equipe.

Como devo começar minha estratégia?

A forma mais fácil de investir em divulgação no facebook, é também uma das maiores armadilhas da ferramenta, e é claro que estamos falando do famigerada e mal compreendido botão “Impulsionar Publicação”. Entenda, a proposta desse botão é a trazer engajamento para o seu conteúdo, expandindo seu alcance, entretanto, ela não é automatizada para entregar específicamente para um perfil determinado, o que torna seus resultados irrelevantes. Essa ferramenta deve ser usada em conjunto com uma estratégia de ação específica, e em breve traremos um artigo especificamente sobre esse tema.

Seguindo essa idéia, a forma mais difícil de investir no facebook e mais cara, é você tentar desenvolver um público baseado em “adivinhação”. Essa forma de trabalhar pode inclusive enxugar o seu orçamento com uma entregando pouquíssimos resultados. A forma de enxergar as possibilidades da plataforma é que vai tornar possível você transformar tentativas frustradas de investimento na ferramenta na óbvia percepção de que é muito mais fácil dividir o trabalho com o algoritimo do facebook e fazer com que ele pense para você!

Não é possível fazer um omelete sem quebrar alguns ovos, e como em tudo na vida, para grandes resultados é necessário investimento no conhecimento do seu objetivo e de sua estratégia.

 

 

Segmentação:

Para que você não desperdice seu dinheiro investindo em um oceano azul para ver ele diluir ao mar, é preciso desenhar seu mapa e calibrar as bússolas antes de navegar. Portanto o primeiro passo é Segmentar sua campanha  após analisa sua audiência minuciosamente. Todo inicio de mapeamento, seu foco deve estar em descobrir quais são as pessoas certas para você se comunicar, logo não espere o lucro logo de cara, você precisa ser persistente e analisar seus resultados inteligentemente.

Via de regra, o primeiro passo para uma campanha efetiva é saber que os primeiros anúncios a rodar são como compra de informação, pois é ela que vai nortear a inteligência do algoritmo do Facebook e te possibilitar criar um público engajado do zero.

Investir na inteligência do algoritmo é a estratégia mais eficaz no planejamento de grandes resultados, através do algoritmo é possível transformas seus ativos em um verdadeiro “Mapa do Maroto” para encontrar pessoas com um comportamento semelhante a uma lista de emails, lista de WhatsApp, uma campanha anterior ou mesmo a prova social e maior relevância de anúncios campeões. Outro grande benefício de um algoritmo utilizado no seu potencial máximo é a possibilidade de aproveitar essa inteligência para aplicar uma das melhores a mais significativas do inbound, e eu estou falando do re-marketing, que aliado ao pixel de conversão traduz resultados expressivos.

Oferta:

O direcionamento certeiro de um anúncio baseado nos interesses da sua audiência é 50% do caminho andado, mas a correta percepção das necessidades do seu público que o levará além, e prioritariamente revelará se ele vai se interessar por sua solução apenas porque você passou por ela. Dentro do Facebook Ads, cada detalhe gera métricas importantes, como por exemplo o impacto de uma imagem matadora, que conversa diretamente na linguagem de seu público ou mesmo na definição dos criativos, que performa persuasivamente dentro de seu anúncio com gatilhos mentais aplicados cirurgicamente para preencher todas as camadas do cérebro que nos motivam a tomar determinadas ações do cotidiano criando assim anúncios impossíveis de serem ignorados.

Quer um exemplo? Imagine uma loja de artigos geek, a imagem a ser representada no anúncio deve dizer respeito a cultura em que ele está inserido, e a partir do comportamento óbvio é necessário entender o que de mais relevante o motiva a uma tomada de ação específica. Essa loja anuncia 3 conjuntos de anúncios diferentes, para 3 nichos de interesse distintos, logo serão trabalhadas 2 imagens e 2 criativos para teste A-B em cada conjunto. Os resultados de cada conjunto definirão quais anúncios tem melhor aceitação, quais precisam de ajustes na copy, na atratividade das imagens ou mesmo de uma nova segmentação. Essas constante criação de dados nos possibilita tornar o pixel de conversão cada vez mais otimizado e os resultados cada vez mais constantes.

Otimização:

Para aproveitar o gancho do exemplo acima, vamos entender o que é o pixel de conversão e como ele está diretamente relacionado a otimização da sua campanha. O pixel funciona como o nosso localizador de origem de clique e destino otimizado, o que ele faz é localizar e anotar exatamente quem entra e sai do seu site com o destino de cada anúncio. O que torna o pixel uma das ferramentas mais poderosas do mercado digital, é que além da nossa capacidade comum de aprender sobre nossa audiência, nós podemos usar nossa informação para moldar o comportamento do pixel do facebook, dessa forma o transformando no seu funcionário do mês pelos seus próximos e longos anos, encontrando pessoas que querem de fato vêem valor na sua solução e estão dispostas a pagar por isso!

A otimização de campanhas é também conhecida com “As métricas em ação!” pois é quando você analisa os seus primeiros resultados é que você começa a coletar informação de fato relevante para seu conhecimento sobre o seu público. “Nenhum plano sobrevive ao campo de batalha” e pensando nisso, cada batalha deve ser devidamente analisada como forma de buscar resultados sempre melhores, independente do sucesso da primeira missão, ou ainda no primeiro fracasso, nenhum resultado é motivo para você diminuir seu desejo, sua vontade de buscar resultados deve acompanhar seu comprometimento com o seu negócio.

 

Se você é um iniciante em comunicação ou marketing digital, precisa de uma renda extra ou enfim, quer sair do sistema padrão de trabalho e poder atuar de casa ou em qualquer lugar do mundo, ganhando mais tempo com a família e menos dor de cabeça com horários, torne-se seu próprio chefe com apenas um computador e uma conexão com a internet. Conheça o treinamento Fórmula Negócio Online, do nosso parceiro Alex Vargas. Um treinamento profissional, com conteúdo rico e abordagem prática e direta. Comece a rentabilizar com o Internet Marketing hoje mesmo! Clique para conhecer o programa com condições especiais.

 

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*