O que é persona e como ela define sua comunicação?

Marketing Digital

Marketing Digital: O que é persona e como ela pode definir sua comunicação?
28 de dezembro de 2017 Yago Matsumoto

Durante o planejamento de um negócio, todos os fatores inerentes ao mercado em que a empresa será inserida são essenciais para desenvolver estratégias efetivas; alguns desses fatores são a relevância, a tendência do setor e a existência de empresas do segmento com capital social aberto. Enfim, são ambientes internos e externos que são confrontados para uma uma mensuração de comportamento. No Marketing Digital, o trabalho funciona da mesma maneira, entretanto, o foco é o cliente. E será ele quem dará as diretrizes para criar a sua campanha.


O que é persona e como ela define sua comunicação?

Todas as características mais relevantes identificadas em sua audiência se transformam no seu cliente ideal (persona), com quem a empresa deve se comunicar 

 

Às vezes chamada de Avatar, outras de persona, o fato é que todo público-alvo deve ter uma personificação de cliente ideal para que uma linha de comunicação seja adotada e estabelecida a fim de conectar sua audiência com sua mensagem principal, causa maior ou mesmo solução.

A persona é a base que sustentará a marca a ser criada, o mercado a ser inserido, o tipo de estratégia de campanha, a mídia de divulgação e principalmente características de como será sua relação com o cliente, desde o estilo de copy, os termos e gírias utilizados até as imagens e chamadas para ação, todas definidas no branding de crescimento para resultados expressivos.

A persona pode ser definida a partir das principais características encontradas na maioria de seus clientes, agregadas a uma única pessoa a quem você deve direcionar sua comunicação. Quanto mais características em comum você puder identificar, mais otimizado e abrangente será sua persona.

O segredo do sucesso pode ser uma equação, cujo resultado seja difícil calcular, no entanto, a fórmula para o fracasso definitivamente é tentar agradar a todos. Seguindo esta linha de raciocínio, já podemos dizer que entendemos  a importância de um nicho de atuação bem definido e um público-alvo extremamente segmentado quando o assunto é começar um negócio online e lucrativo, seja a partir do zero ou de uma alternativa para escalar seu negócio físico.

Quando pensamos em um público-alvo, precisamos levar um ponto em consideração: quando uma empresa estabelece um diálogo com a sua audiência, prioritariamente, ela estará falando com “milhões de uns”, como podemos ver na campanha de um dos veículos mais engajados no mercado, a Rede Globo.

Identificar e focar nas características mais relevantes para o seu Marketing

É muito importante destacar que a maioria do seu público tem relevância, contudo, saber diferenciar um público ideal, engajado e com hábitos de compra de outro que não se conecta com a sua linguagem pode te poupar grandes gastos com divulgações mal segmentadas, além de aumentar a efetividade de suas campanhas, sejam elas de branding ou de vendas.

Quando descobrimos o que é persona e qual é a persona oculta em nosso público-alvo, conseguimos balizar nosso comportamento para nos conectarmos com o nosso consumidor e para compartilharmos experiências com o público perfeito. Assim o poder de conversão na comunicação, se feita estritamente a esse público hiper segmentado, torna-se infinitamente maior.

Não se esqueça de que estamos falando do seu negócio, e, para que bons clientes se sintam atraídos pela sua marca, é imprescindível que você saiba diferenciar os perfis que melhor se encaixam na persona da empresa daqueles que possuem características diferentes das pretendidas. Afinal, sua missão é compartilhar soluções com pessoas que vejam valor na sua proposta profissional e não as incomodar desfocando a sua atenção para outros conteúdos, evitando até mesmo comportamentos “Spamers”. 

Meu negócio tem um público muito abrangente, e agora?

Mantenha a calma, pois isso é muito natural e diversos nichos possuem característica de maior abrangência, o que caracteriza uma ótima oportunidade de demanda mas também mais pesquisas. Cada característica de seu público-alvo deve ser ponderada, desde fatores demográficos como o sexo, idade e localização, até fatores mais específico como interesses, necessidades e desejos.

Não é porque a maioria de sua audiência se encontra em uma faixa etária de 25 a 34 anos que uma parcela de 35 à 44 não poderá compartilhar um mesmo interesse. No entanto, é necessário fazer um mapeamento para cada tipo de audiência, o que pode sugerir a criação de uma outra persona com necessidades e procuras diferentes para que uma nova comunicação seja estabelecida a fim de converter mais dados para a sua empresa.

Por isso, o ideal é sempre ter um público principal, aquele que consome constantemente seus conteúdos e, por isso, está mais engajado com as suas causas e interesses. Assim, a partir desse agente, será estabelecida uma comunicação universal com base em uma única linha de raciocínio.

Quer um exemplo? O nicho de CrossFit no Brasil possui um interesse de 52% Homens e 48% Mulheres, dessa forma já seria necessário uma persona segmentadas para homens e outra para mulheres. Cada uma com fatores como faixa etária e interesses diferentes, no entanto, com características em comum que quando identificadas e confrontadas dão um mapeamento e entendimento completo da audiência.

Se você é um iniciante em comunicação ou marketing digital, precisa de uma renda extra ou enfim, quer sair do sistema padrão de trabalho e poder atuar de casa ou em qualquer lugar do mundo, ganhando mais tempo com a família e menos dor de cabeça com horários, torne-se seu próprio chefe com apenas um computador e uma conexão com a internet. Conheça o treinamento Fórmula Negócio Online, do nosso parceiro Alex Vargas. Um treinamento profissional, com conteúdo rico e abordagem prática e direta. Comece a rentabilizar com o Internet Marketing hoje mesmo! Clique para conhecer o programa com condições especiais.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*