Marketing Digital:

O que é SEO e porque você não pode ignora-lo!

Marketing Digital: O que é SEO e porque você não pode ignora-lo
17 de dezembro de 2017 Yago Matsumoto

O SEO é uma estratégia de divulgação e geração de tráfego online através da otimização do seu site ou blog para facilitar sua localização entre os mecanismos de busca online. O trabalho é executado diretamente no código fonte do website tornando a leitura dos robôs mais fluida e indexável, e com isso mais receptível ao seu conteúdo. Mesmo assim, ser indexado pelos mecanismos de busca não significa ter um bom “rankeamento” nos buscadores, por isso as técnicas SEO são divididas em “On Page” e “Off Page” abordando assim técnicas internas e externas para tornar seu conteúdo digitalmente relevante.


 

O que é SEO ?

SEO é uma sigla de abreviação do termo “Search Engine Optimization” que nada mais é do que otimizar sua plataforma web para ser mais facilmente encontrada entre os mecanismos de busca.

 

 

Entender o que é SEO e o significado da sigla é relativamente fácil, mecanismos de busca já fazem parte do nosso cotidiano como se nos acompanhasse desde os primórdios, no entanto os primeiros motores de busca vieram com o inicio da Internet.

Em meados de 199o com a plataforma Archie, em clara alusão a “archive” esse conceito foi lançado mas começou a ganhar força por volta de 1993 com o nascimento de plataformas como “Wandex”, “Aliweb”, “Lycos” entre outras com a intenção de organizar e facilitar a busca de qualquer informação na rede, apresentar os resultados de uma forma ordenada e também de uma maneira rápida e eficiente.

Diversas empresas se dedicaram a desenvolver e melhorar o sistema o que nos permitiu chegar ao incrível e intuitivo acesso à informação. As maiores empresas atualmente são Google,  Yahoo e Bing dentre uma variedade enorme de opções.

“Um motor de busca é feito para auxiliar a procura de informações armazenadas na rede mundial (WWW), dentro de uma rede corporativa ou de um computador pessoal. Ele permite que uma pessoa solicite conteúdo de acordo com um critério específico (tipicamente contendo uma dada palavra ou frase) e responde com uma lista de referências que combinam com tal critério, ou seja é uma espécie de catálogo mágico.”

 

Por que você não pode ignora-lo

Se você ainda está em dúvida sobre o que é seo ou quanto a abrangência dos motores de buscas usaremos como exemplo o Google, maior buscador da atualidade. Segundo dados da Mashable, em 2015 o google recebeu 100bi de buscas mensais, além disso, o próprio Google divulgou em meados de 2014, que recebia cerca de 450mi de buscas por novos termos por dia, transformando necessidades, anseios e problemas pessoais em palavras-chave hiper segmentadas que fazem o contra-ponto da vida real, mesmo que em um ambiente digital.

Quer um exemplo? Quando uma busca é feita dentro do Google, uma lista com 10 resultados orgânicos é exibida. Essa lista é formada pelos sites com maior relevância para a palavra-chave pesquisada e é rankeada pelo Google através da leitura correta dos códigos fontes otimizados para a correta compreensão de relevância adotada pelos robos dos buscadores, essas páginas tendem a gerar mais tráfego orgânico, e com isso receber mais visitas gratuitas.

 

Existem termos e palavras-chave com diferentes demandas, portanto para uma aplicação eficaz é importante planejar uma estratégia de aplicação. No google podemos encontrar tanto termos com 100 buscas quanto com 1 mi  ou mais, logo, entender quais os termos ou palavras com maior quantidade de busca dentro de seu segmento são sempre ótimos indicadores de como gerar tráfego a partir da construção de um conteúdo específico para o tema. As estratégias de SEO são prioritariamente utilizadas com o intuito de gerar tráfego para seu site, no entanto, você pode ter diferentes frentes dentro de sua plataforma, gerando assim diferentes comportamentos, por isso também é de extrema importância saber quem é seu público, identificar sua persona e a partir disso elaborar uma comunicação otimizada mas de acordo com a linguagem ideal para sua audiência.

Dica de Ouro! Para um site ou blog atrair tráfego e principalmente estar bem rankeado pelo Google é indispensável que além da otimização ele tenha consistência na criação de conteúdos, ou seja, no inicio de seu projeto é extremamente indicado que ele seja atualizado com maior frequência, mostrando para os mecanismos de busca que se trata de um site relevante para determinados assuntos.

 

Tráfego On Page

As ações internas que podem ser trabalhadas dentro de seu site para otimiza-lo entre os mecanismos de busca são as técnicas denominadas “On Page”.

A otimização do seu código fonte, tal qual uma mudança de entonação na voz durante um discurso ou um trabalho entregue nas normas da ABNT na universidade, tem um incrível poder de mostrar relevância e organização para os mecanismos de busca, podendo ser através da correta distribuição de cabeçalhos das páginas e conteúdos, na quantidade de repetições da palavra-chave, na otimização das imagens, textos alternativos, títulos, meta-descrições e slugs.

Tráfego Off Page

As ações trabalhadas externas ao seu site, são as chamadas técnicas Off Page, que basicamente consistem em trazer links externos para o seu site, aumentando sua relevância nos mecanismos por ter sido replicadas por outros sites. Vale ressaltar que quanto maior a autoridade do site com a compartilhar seus links, maior a tendência de trazer relevância ao seu domínio, ganhando dessa forma uma maior consistência na rede.

 

Se você é um iniciante em marketing digital, precisa de uma renda extra ou enfim, quer sair do sistema padrão de trabalho e poder atuar de casa ou em qualquer lugar do mundo, com apenas um computador e uma conexão com a internet clique nesse link e conheça o treinamento Fórmula Negócio Online, do nosso parceiro Alex Vargas. Um treinamento profissional, com conteúdo rico e abordagem prática e direta. Comece a rentabilizar com o Internet Marketing hoje mesmo! Clique para conhecer o programa com condições especiais.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*