Os pilares do sucesso:

A importância das métricas

Os pilares do sucesso: A importância das Métricas.
12 de maio de 2017 Yago Matsumoto

Os fracassos são apenas um prisma na sua jornada do conhecimento, um ponto de vista que como um diamante bruto, precisa ser lapidado. A tentativa ineficaz não transforma um prejuízo em um fracasso, a menos que você desista de alcançar o objetivo maior para sucesso de sua meta. Quando você transforma seus resultados em métricas, os percalços no caminho são como uma mina de ouro. Toda informação acerca de seus resultados são dados valiosos para a execução de cada estratégia a seguir. Da inauguração até o sucesso de sua empresa, todo fracasso é uma jóia a se lapidar. Pense nas métricas como o mapa do tesouro para o seu negócio alcançar os resultados que você espera e merece ter!


 

O que são as métricas?

As métricas são os indicadores de sucesso de sua campanha e estratégia de conversão e é a leitura correta dos seus números que te ajudará a entender o que funciona e o que te faz remar contra a maré.

 

 

 

Todos os resultados obtidos durante o processo de profissionalização e crescimento de uma empresa trazem informações que mensuram a efetividade de uma campanha através de medidores como a taxa de retorno, vendas, rejeição, frequência de visitas entre outras e devem ser devidamente coletados e analisados para que seja possível traçar um panorama atual do posicionamento estratégico do seu plano de negócio e compreender o que vem dando os maiores resultados.

A importância das métricas

Para que você ilustre em sua cabeça, vamos a uma situação real. Imagine que a conta de telefone de sua empresa chegou e para sua surpresa ela veio 40% acima do valor médio. Após o susto inicial, sua primeira atitude provavelmente seria checar os números discados e o tempo de duração das conversas para encontrar a razão pela qual o valor cobrado veio acima do esperado.

Por si só, essa prática já ilustra a importância de analisar suas métricas, pois a partir delas você será capaz de encontrar as respostas necessárias para compreender seus investimentos e resultados.

Entretanto esse não é o ponto mais valioso em questão, pois essa prática deve ser constante e indispensável para qualquer empresa que se julgue séria e comprometida com o sucesso.

Para continuar o processo de ilustração vamos seguir no mesmo contexto. Após analisar os números discados e o tempo estimado percebemos que as ligações com maior duração foram ligações interurbanas feitas diretamente para números celulares, representando os 40% de acréscimo na conta pois não eram suportadas pelo pacote. Essa análise nos leva a ter insights poderosos para nortear as próximas estratégias, como no exemplo do caso citado, uma adequação do plano telefônico, uma maior atenção ao banco de dados para ligações diretas para telefones fixos ou até o investimento em linhas de celular diferentes para cada operadora.

E aqui fica representada a grande mina de ouro, pois é a minuciosa interpretação de seus números que lhe darão o mapa do tesouro na sua busca pelos resultados, norteando seus insights a partir dos resultados que vem gerando, o que precisa ser reformulado e melhorado e principalmente as estratégias que não emplacaram e devem ser descontinuadas, pois representam gastos com pouco ou nenhum retorno de investimento.

 

As métricas mais relevantes para o marketing digital:

Com o conteúdo desse artigo você já está presente para a importância das métricas na sua estratégia de conversão e principalmente na escalada do sucesso de sua empresa. Contudo existem diversas métricas a serem analisadas e para explicar especificamente cada uma delas traremos um novo artigo em breve, mas para a compreensão fixar, estamos trazendo algumas das métricas que merecem total atenção quando pensamos em inbound marketing.

As métricas de Tráfego:

ROI – Return on investment

CPV – Custo por venda 

CPC – Custo por clique 

CTR – Click Through Rate 

As métricas de Conversão:

Vendas

Captura

Abertura e cliques

CPL – Custo por Lead

LPV – Lead por Venda

Ler corretamente as métricas é o que diferencia os negócios que nascem fadados ao fracasso das empresas que buscam a escalada para o sucesso. Lembre-se, quanto mais focado em métricas for a sua estratégia, melhor será a sua conversão.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*